Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

quinta-feira, setembro 18, 2008

TALIDOMIDA

CUIDANDO DA SAÚDE
=
Em 1961 a droga talidomida, amplamente utilizada no tratamento da náusea e vômito durante a gravidez, foi associada à síndrome de malformações congênitas, foi uma grande surpresa na época, particularmente uma anormalidade severa da falta das mãos e dos braços. Cerca de 10.000 dessas crianças nasceram no mundo todo, sendo que 5.000 foram só na Alemanha. ( Dúvidas acerca da segurança desta droga preveniu sua venda nos Estados Unidos). A tragédia levou a restrições governamentais quanto as regulamentações para teste de novas drogas para os riscos da teratogênia (indução de malformações).
=
A talidomida tem sido considerada como um bom tratamento para os sintomas da lepra e tem sido aprovada (1998) para este uso pela U.S. Food and Drug Administration. De qualquer forma, a droga será distribuída com múltiplos avisos, salvaguardando seus efeitos em bebês não nascidos.
=
A droga também pode tratar de úlceras da boca em pessoas com AIDS. Pesquisadores estão estudando a talidomida por suas propriedades imunosupressoras, a qual poderia ajudar no tratamento de lúpus discóide, artrite reumatóide, e rejeição de transplantes. Foi descoberto que ela inibe o crescimento de células tumorais e pode ser eficiente contra o câncer. Pode também deter doenças dos olhos como a retinopatia diabética e a degeneração macular.
=
Dra. Sajeev Vasudevan
Canal Shvoong
Editado Por Diácono Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro