Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

segunda-feira, novembro 10, 2008

DOMINÂNCIA CEREBRAL

CUIDANDO DA SAÚDE
=

Constatamos que no decorrer do tempo as pesquisas sobre o potencial humano cada vez mais vêm confirmando a natureza dual do nosso cérebro. Os antigos filósofos chineses chegaram aos conceitos de Yin (hemisfério direito) e Yang (hemisfério esquerdo) há milhares de anos; todavia só a partir do século passado foi que os médicos ocidentais começaram a pesquisar e constatar que os danos resultantes de derrames cerebrais tinham repercussões diferentes a depender da área do cérebro atingida (hemisfério direito ou esquerdo).
=
No início da década de 1960, Dr. Roger Sperry e sua equipe trabalhando em um grande hospital americano realizaram várias experiências com pacientes epiléticos, os quais tiveram as conexões entre os seus hemisférios cerebrais (direito e esquerdo) desfeitas através de uma cirurgia como uma maneira de reduzir os efeitos da epilepsia. Os estudos de Sperry confirmaram que os dois lados do cérebro cumprem funções diferentes. O lado esquerdo (que controla o lado direito do corpo) lida principalmente com a linguagem, a lógica e o tempo; e o lado direito, principalmente, com emoção, imaginação, visão, intuição e orientação espacial. Muitas outras experiências como essas vêm confirmando essas descobertas, e em 1983 Constatamos que no decorrer do tempo as pesquisas sobre o potencial humano cada vez mais vêm confirmando a natureza dual do nosso cérebro.
=
Os antigos filósofos chineses chegaram aos conceitos de Yin (hemisfério direito) e Yang (hemisfério esquerdo) há milhares de anos; todavia só a partir do século passado foi que os médicos ocidentais começaram a pesquisar e constatar que os danos resultantes de derrames cerebrais tinham repercussões diferentes a depender da área do cérebro atingida (hemisfério direito ou esquerdo). No início da década de 1960, Dr. Roger Sperry e sua equipe trabalhando em um grande hospital americano realizaram várias experiências com pacientes epiléticos, os quais tiveram as conexões entre os seus hemisférios cerebrais (direito e esquerdo) desfeitas através de uma cirurgia como uma maneira de reduzir os efeitos da epilepsia.
=
Os estudos de Sperry confirmaram que os dois lados do cérebro cumprem funções diferentes. O lado esquerdo (que controla o lado direito do corpo) lida principalmente com a linguagem, a lógica e o tempo; e o lado direito, principalmente, com emoção, imaginação, visão, intuição e orientação espacial. Muitas outras experiências como essas vêm confirmando essas descobertas, e em 1983 Dr. Roger Sperry recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre dominância cerebral. A partir de então, começaram as pesquisas para mapear e identificar qual a porção do cérebro que é mais utilizada pela maioria das pessoas e o que faz com que utilizemos mais o hemisfério direto ou o esquerdo.
=
Acompanhando-se essas pesquisas as mesmas apontam que a família onde vivemos, a comunidade, o país, e também a educação escolar que recebemos são os responsáveis por esse desenvolvimento. Daí constatamos que, a nossa educação nos impele a aprendermos a utilizar muito mais o hemisfério cerebral esquerdo, pois a matemática, o português e a maneira como aprendemos favorece que desenvolvamos muito mais o hemisfério cerebral esquerdo. Como era de se esperar, esse conhecimento chegou ao mundo organizacional e aquelas mais avançadas e inovadoras começaram a utiliza-lo como uma maneira interessante e inteligente, principalmente, para se montar equipes de trabalho, considerando que a diversidade favorece com que tenhamos equipes mais desenvolvidas e conseqüentemente melhores resultados.
=
Esses estudos foram se tornando cada vez mais sofisticados até que o pesquisador americano Ned Herrmann<1> apresentou a sua pesquisa, reconhecida mundialmente e dividindo o cérebro em quatro quadrantes com as seguintes características: Esquerdo Superior Direito Superior ANALÍTICO EXPERIMENTAL & middot; Lógico · Holístico · Quantitativo · Intuitivo · Baseado em fatos · Sintetizador · Integrador Esquerdo Inferior Direito Inferior ORGANIZACIONAL INTERPESSOAL ·
=




Holdings.Tel. Aviv. Jafra. Israel
Dr. Roger Sperry - Membro Shvoong
Dr. Ned Herrmann - Membro Shvoong

Por Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
www.reierei.blogspot.com