Dicas de Marketing:
1. Prefira ser o “primeiro” a ser o “melhor”.
Quando você e teu concorrente, estiverem sendo perseguidos por um tigre faminto, lembre-se de que você não precisa ser um campeão olímpico dos 100 metros razos; basta ser mais rápido que o concorrente.
2. Ache o “seu lugar” onde poderá ser o “primeiro”. Quando em visita a uma de suas províncias, conquistadas pelo Império Romano, perguntaram a César (imperador de Roma) se ele gostaria de ser o imperador daquela província, ao que ele respondeu: “Prefiro ser o primeiro aqui, que o segundo em Roma”.
1. Prefira ser o “primeiro” a ser o “melhor”.
Quando você e teu concorrente, estiverem sendo perseguidos por um tigre faminto, lembre-se de que você não precisa ser um campeão olímpico dos 100 metros razos; basta ser mais rápido que o concorrente.
2. Ache o “seu lugar” onde poderá ser o “primeiro”. Quando em visita a uma de suas províncias, conquistadas pelo Império Romano, perguntaram a César (imperador de Roma) se ele gostaria de ser o imperador daquela província, ao que ele respondeu: “Prefiro ser o primeiro aqui, que o segundo em Roma”.
Procure ser o primeiro em algo, nem que tenha de criar este algo.
3. Ser o primeiro significa: ser o primeiro na mente do consumidor e estar disponível no ponto de venda. Não adianta nada ele lembrar de você, mas não te encontrar (ou teu produto), quando quiser fazer a compra.
4. O produto é importante, mas você deve brigar pela “percepção” que o cliente tenha do seu produto. Não basta que a esposa do rei seja honesta; ela deve aparentar honestidade.
5. Escolha x Oportunidade: Se você optar por uma alternativa, que é comprovadamente a melhor, automaticamente estará desistindo das outras. A escolha é como uma porta que você abre e entra; naturalmente as outras devem ser deixadas de lado. Não dá para ficar num “entra e sai”.
6. Se optar por algo que não seja o melhor, saiba o “por que”. Justifique para si e para os clientes. Exemplo: Possui esta aparência (feia) porque precisa ser seguro e robusto.
7. Se optar por algo muito bom, faça com que o cliente saiba os benefícios que terá com esta opção. Possui qualquer voltagem e portanto ... ; funciona em qualquer temperatura; etc.
8. Seja uma “fortaleza” e não apenas uma trincheira. Tente “invadir” e “tomar posse”. Se puder associar mente do cliente, teu produto e nome da empresa, isto será imbatível. Comprar uma Gilette; tirar uma Xerox; etc. Não perca tempo tentando “invadir” a fortaleza dos outros, ou seja, não perca tempo tentando associar tua imagem à fortaleza do concorrente.
3. Ser o primeiro significa: ser o primeiro na mente do consumidor e estar disponível no ponto de venda. Não adianta nada ele lembrar de você, mas não te encontrar (ou teu produto), quando quiser fazer a compra.
4. O produto é importante, mas você deve brigar pela “percepção” que o cliente tenha do seu produto. Não basta que a esposa do rei seja honesta; ela deve aparentar honestidade.
5. Escolha x Oportunidade: Se você optar por uma alternativa, que é comprovadamente a melhor, automaticamente estará desistindo das outras. A escolha é como uma porta que você abre e entra; naturalmente as outras devem ser deixadas de lado. Não dá para ficar num “entra e sai”.
6. Se optar por algo que não seja o melhor, saiba o “por que”. Justifique para si e para os clientes. Exemplo: Possui esta aparência (feia) porque precisa ser seguro e robusto.
7. Se optar por algo muito bom, faça com que o cliente saiba os benefícios que terá com esta opção. Possui qualquer voltagem e portanto ... ; funciona em qualquer temperatura; etc.
8. Seja uma “fortaleza” e não apenas uma trincheira. Tente “invadir” e “tomar posse”. Se puder associar mente do cliente, teu produto e nome da empresa, isto será imbatível. Comprar uma Gilette; tirar uma Xerox; etc. Não perca tempo tentando “invadir” a fortaleza dos outros, ou seja, não perca tempo tentando associar tua imagem à fortaleza do concorrente.
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9. Dualidade: Com o decorrer do tempo a briga será sempre entre os dois primeiros.
9. Dualidade: Com o decorrer do tempo a briga será sempre entre os dois primeiros.
A. Se você é o primeiro: inove, modifique, crie. Não se acomode nem fique com o “rei na barriga”, pois o fracasso surge rapidamente.
B. Se você é o segundo: inove, modifique e copie.
C. Se você é o terceiro: copie.
D. A cada aspecto forte do líder, encontre um aspecto forte do seu produto. Ao invés de se igualar no ponto forte do concorrente, procure outro ponto onde seja melhor. Por isso o líder precisa criar. Faça com que o cliente saiba disso.
10. Analise as tendências pois elas serão rentáveis sempre. Explore os modismos: eles serão rentáveis em curto prazo, mas lembre-se eles são como uma “ducha fria”: entre e saia rapidamente. Reconheça o seu lugar e esqueça os “bajuladores”, pois usa estratégia depende disso. Sendo o terceiro, não aja como o líder. Sendo o segundo, não aja como terceiro. Se for o líder, você é quem dá as cartas: vá em frente!
11. Especialize-se aceitando as mudanças e tenha flexibilidade.
12. Você não precisa ganhar todas as batalhas, mas deve ganhar a guerra. Ao lançar o produto, tenha paciência, mas não seja passivo. Isto é: dê tempo ao tempo e acompanhe cada fase, cada venda.
A. O fracasso faz parte guerra empresarial – se tudo foi feito corretamente e não deu certo, não tenha medo de “sacrificar” o produto.
B. Use um remédio para cada doença. Se você tem duas respostas para o mesmo problema, significa que:
i. O problema está mal formulado, pois um problema terá uma resposta única e não duas.
ii. Uma das respostas está errada. Ambas as respostas estão erradas.
iii. Todas as alternativas acima, ou seja você está perdido: não conhece o problema e muito menos a solução.
C. O importante é fazer as perguntas certas: isto mostra que você está pensando. Se está “pensando” então está “vivo”!
13. Dividir para conquistar (o primeiro lugar): Especialize o produto em sub-categorias.
14. Se você é o líder e domina a mente do cliente em um produto-empresa-mercado, pode lançar outros produtos da mesma marca, mas só se for para competir com o primeiro e este primeiro for reconhecidamente bom. Isto traz duas vantagens: se o outro é bom e vc também, não surgirão tantos aventureiros e o cliente saberá que vc deve ser “respeitado” pois está competindo com alguém forte!
15. Você precisa de idéias e recursos adequados (dinheiro e pessoas). Se não tiver um deles, desista de ser o primeiro.
16. Não dá para ADIVINHAR, mas dá sempre para PREVER. Pessoas ajudam muito nisso: tenha os melhores.
17. Nem tudo o que os anúncios dizem é verdadeiro. Você ou seus concorrentes podem apresentar algo (bom ou ruim), mas que não é verdadeiro.
C. Se você é o terceiro: copie.
D. A cada aspecto forte do líder, encontre um aspecto forte do seu produto. Ao invés de se igualar no ponto forte do concorrente, procure outro ponto onde seja melhor. Por isso o líder precisa criar. Faça com que o cliente saiba disso.
10. Analise as tendências pois elas serão rentáveis sempre. Explore os modismos: eles serão rentáveis em curto prazo, mas lembre-se eles são como uma “ducha fria”: entre e saia rapidamente. Reconheça o seu lugar e esqueça os “bajuladores”, pois usa estratégia depende disso. Sendo o terceiro, não aja como o líder. Sendo o segundo, não aja como terceiro. Se for o líder, você é quem dá as cartas: vá em frente!
11. Especialize-se aceitando as mudanças e tenha flexibilidade.
12. Você não precisa ganhar todas as batalhas, mas deve ganhar a guerra. Ao lançar o produto, tenha paciência, mas não seja passivo. Isto é: dê tempo ao tempo e acompanhe cada fase, cada venda.
A. O fracasso faz parte guerra empresarial – se tudo foi feito corretamente e não deu certo, não tenha medo de “sacrificar” o produto.
B. Use um remédio para cada doença. Se você tem duas respostas para o mesmo problema, significa que:
i. O problema está mal formulado, pois um problema terá uma resposta única e não duas.
ii. Uma das respostas está errada. Ambas as respostas estão erradas.
iii. Todas as alternativas acima, ou seja você está perdido: não conhece o problema e muito menos a solução.
C. O importante é fazer as perguntas certas: isto mostra que você está pensando. Se está “pensando” então está “vivo”!
13. Dividir para conquistar (o primeiro lugar): Especialize o produto em sub-categorias.
14. Se você é o líder e domina a mente do cliente em um produto-empresa-mercado, pode lançar outros produtos da mesma marca, mas só se for para competir com o primeiro e este primeiro for reconhecidamente bom. Isto traz duas vantagens: se o outro é bom e vc também, não surgirão tantos aventureiros e o cliente saberá que vc deve ser “respeitado” pois está competindo com alguém forte!
15. Você precisa de idéias e recursos adequados (dinheiro e pessoas). Se não tiver um deles, desista de ser o primeiro.
16. Não dá para ADIVINHAR, mas dá sempre para PREVER. Pessoas ajudam muito nisso: tenha os melhores.
17. Nem tudo o que os anúncios dizem é verdadeiro. Você ou seus concorrentes podem apresentar algo (bom ou ruim), mas que não é verdadeiro.
Espero ter colaborado e aproveitem o máximo!!
Postado Por Sheilla Carvalho Stutz
Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Isarael
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Cleverson Tabajara Viana - Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
Gostei ! ;-)
ResponderExcluir(saberias dizer quem é o autor?)
Grato,
Cleverson Tabajara