O PBL
(Problem Based Learning) é uma metodologia de ensino que centraliza os estudos
no aluno e não no professor, sendo assim o aluno sai do papel de receptor
passivo e passa a ir em busca de respostas para os problemas expostos a ele
. Utiliza um contexto clínico para o aprendizado, treina a habilidade do
aluno de trabalhar em grupo e estimula o estudo individual.
História
Essa metodologia surgiu no final da década de 60 nas faculdades de Medicina da Universidade de Macmaster, Canadá e Maastricht na Holanda. No Brasil, algumas faculdades que adotam o PBL são: Universidade Estadual de Londrina - UEL (Londrina/PR); Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (Marília/SP); Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos/SP); Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (Montes Claros/MG); Escola de Ciências da Saúde - FEPECS (Brasília/DF); Universidade Federal de Roraima - UFRR (Boa Vista/RR); Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Maceió/AL); Universidade Federal do Ceará UFC (Sobral/CE).
Como Funciona
Os alunos
dão divididos em grupos de 10 a 12 para cada tutor, que se coloca como guia na
discussão dos problemas. Essas discussões são as chamadas tutorias, onde
um problema é exposto e sete passos são seguidos para a sua resolução:
Sete passos:
Sete passos:
1. Leitura
do problema e análise dos termos desconhecidos.
2. Identificação das palavras-chave.
3. Formulação de hipóteses.
4. Epícrise.
5. Questões
de aprendizado.
6.
Estudo individual.
7. Retorno
à tutoria para rediscussão do problema.
Vantagens
O PBL aumenta o senso de responsabilidade do estudante, pois ele precisa aprender por conta própria. Estimula a leitura, o emprego do raciocínio lógico e a discussão. Incita o estudante a investigar e a resolver problemas. Desenvolve a habilidade de se trabalhar em grupo. Permite o cruzamento de informações de diferentes disciplinas e especialidades. Sem falar que promove o conhecimento de forma mais contextualizada e não apenas o entendimento do fato isolado.
Desvantagens
Os estudantes, de maneira geral, são acomodados e como a cobrança diminui, eles aprendem menos. Recorrem a fontes de pesquisa duvidosas, principalmente às disponíveis na Internet, sem se preocupar com a origem e a qualidade das informações. Enganam os professores, copiando temas de páginas encontradas na rede para apresentar em forma de trabalhos escolares. Sendo assim, o método recebe críticas por ser considerado muito superficial. Desta forma nunca despreza o “Grupo”, descarte em várias situações a “Internet”, não é totalmente confiável. Tente o método, não seguirá outro caminho.
Holdings - Tel Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz " O Servo com Cristo"
Antonio Carlos De Castro T. Junior
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