O Ser Humano possui uma dimensão que transforma radicalmente a vida biológica em algo de qualitativamente diferente é a DIMENSÃO SIMBÓLICA. O homem age em função dos significados que imprime à realidade e age segundo a dignificação que a sua linguagem permite.
=
A linguagem é um fenômeno essencialmente social, produto das comunidades humanas. Somos educados através de um código lingüístico de acordo com o grupo cultural em que estamos inseridos.
Se a simbologia dos códigos lingüísticos pode pela formalização e racionalidade dificultar a comunicação, as linguagens expressivas através das quais se transmitem sensações, emoções e sentimentos, têm significado universal e ultrapassam as diferenças, ensinando o que há de comum e ajudando a compreender e respeitar o que é diferente.
A Arte o Jogo e a Cultura são manifestações naturais do homem, definem a sua essencialidade significante e pode exprimir as capacidades criadoras potencialmente existentes em cada indivíduo, em cada comunidade, em cada povo, qualquer que seja a fase ou o nível de desenvolvimento em que se encontra. Essas manifestações permitem uma visão global e integrada do indivíduo, dos grupos e das épocas, elas projetam o espírito de cada momento histórico vivido pelo indivíduo ou pela sociedade em que ele está inserido.
Vivemos numa época em que se concretizam e aperfeiçoam os sistemas de comunicação, se intensificam as especializações a linguagem cientifica e técnicas impenetráveis para a maioria dos homens. Em que o predomínio da racionalidade da tecnologia, o ritmo de desenvolvimento econômico e industrial, rasga cada vez mais o tecido social provocando maiores diferenças de código e daí mais dificuldades de comunicação.
Onde a escola se transformou num desses fatores de intervenção perigosa para grande parte da humanidade, pois determina a incapacidade, condiciona o risco e o fracasso e provoca a marginalização de muitos indivíduos. Ora, Educação visa á formação integral do Homem, na sua realidade biológica, psicológica e social e tem de estar atenta aos pressupostos e às características e necessidades culturais de cada grupo.
As linguagens expressivas, em que se incluem a atividade lúdica e a expressão artística, facilitam a comunicação, favorecem a aprendizagem (da vida) desenvolvem a criatividade e capacidade crítica, preparando adultos e crianças para uma melhor adaptação, pois à medida que exercem uma ação estruturante quanto ao conhecimento, vão libertando energias e permitindo formas dinâmicas de participação.
Se a simbologia dos códigos lingüísticos pode pela formalização e racionalidade dificultar a comunicação, as linguagens expressivas através das quais se transmitem sensações, emoções e sentimentos, têm significado universal e ultrapassam as diferenças, ensinando o que há de comum e ajudando a compreender e respeitar o que é diferente.
A Arte o Jogo e a Cultura são manifestações naturais do homem, definem a sua essencialidade significante e pode exprimir as capacidades criadoras potencialmente existentes em cada indivíduo, em cada comunidade, em cada povo, qualquer que seja a fase ou o nível de desenvolvimento em que se encontra. Essas manifestações permitem uma visão global e integrada do indivíduo, dos grupos e das épocas, elas projetam o espírito de cada momento histórico vivido pelo indivíduo ou pela sociedade em que ele está inserido.
Vivemos numa época em que se concretizam e aperfeiçoam os sistemas de comunicação, se intensificam as especializações a linguagem cientifica e técnicas impenetráveis para a maioria dos homens. Em que o predomínio da racionalidade da tecnologia, o ritmo de desenvolvimento econômico e industrial, rasga cada vez mais o tecido social provocando maiores diferenças de código e daí mais dificuldades de comunicação.
Onde a escola se transformou num desses fatores de intervenção perigosa para grande parte da humanidade, pois determina a incapacidade, condiciona o risco e o fracasso e provoca a marginalização de muitos indivíduos. Ora, Educação visa á formação integral do Homem, na sua realidade biológica, psicológica e social e tem de estar atenta aos pressupostos e às características e necessidades culturais de cada grupo.
As linguagens expressivas, em que se incluem a atividade lúdica e a expressão artística, facilitam a comunicação, favorecem a aprendizagem (da vida) desenvolvem a criatividade e capacidade crítica, preparando adultos e crianças para uma melhor adaptação, pois à medida que exercem uma ação estruturante quanto ao conhecimento, vão libertando energias e permitindo formas dinâmicas de participação.
www.reierei.blogspot.com
Welcome. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...