Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, agosto 30, 2009

ALINHAMENTO DO SOFTWARE COM O PROCESSO

NOTÍCIAS PELO MUNDO

Muitas organizações, quando estão implantando um sistema de Informação (ERP, CRM, etc..) acreditam que o softwere será a solução dos seus problemas. Mas na realidade o softwere é apenas uma ferramenta criada para facilitar as tarefas organizacionais.
Assim como toda ferramenta o software deve ser utilizado de forma adequada. O uso incorreto fatalmente trará resultados diferentes dos esperados, colocando em dúvida a eficácia desta ferramenta. O momento da implantação/ Desenvolvimento de um sistema é muito oportuno para pararmos e analisarmos as tarefas cotidianas e a forma em que as “Coisas” estão sendo feitas. Algumas perguntas devem ser efetuadas com o objetivo de analisar melhor os processos e encontrar soluções mais simples para muitos processos.

O alinhamento entre software e processo é fundamental para a o sucesso na implantação de um novo sistema. Antes da implantação, uma equipe técnica que conheça tanto a área de sistemas quanto a área de negócio (de preferência que não esteja ligado diretamente ao processo, isso evita que “vícios do dia-a-dia” acabem influenciando o trabalho) deve discutir práticas e métodos utilizados para evitar que algo seja automatizado, antes de ser melhorado. Quando um processo é automatizado sem uma melhor análise, abre margem para que “erros“ também sejam automatizados.

O software deve ser conseqüência de uma análise feita por um grupo de trabalho, primeiramente a organização deve buscar a melhor forma de execução de seus processos. Isso evita que uma solução seja implantada e ao término do trabalho muitos “remendos” tenham que ser efetuados para que ferramenta atenda (Muitas vezes apenas parcialmente) a necessidades destacadas. Esta análise deve ser possuir seu escopo muito bem definido e uma duração estipulada, pois senão pode-se correr o risco de nunca sair do papel.

Sem datas estabelecidas a equipe pode ficar idealizando o sistema perfeito e nunca iniciar o trabalho prático propriamente dito. Em muitos projetos a equipe envolvida acaba dando mais importância para detalhes (Tecnologia utilizada, interface, design) ao invés de analisar as funcionalidades necessárias e disponíveis no produto. Esta prática é muito comum e pode inviabilizar muitos projetos, pois a atenção dada a modismos de técnicas e metodologias de desenvolvimento acaba tornando-se mais importante do que o próprio objetivo final do Produto.




Holdings. Tel - Aviv - Jafra - Israel
Prof. Jaison C. Scheel - Membro-Shvoong
Diác. Rilvan Stutz - Membro Shvoong
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...