Versículo do Momento

LEIA A BÍBLIA

domingo, setembro 14, 2008

COMPREENDENDO A COMPREENÇÃO

NOTÍCIA PELO MUNDO
=

OPINIÃO

A COMPREENSÃO é algo que foge de cada um de nós se a buscamos de qualquer maneira. Quem quer alcançar a COMPREENSÃO, não deve correr atrás, mas sim fazer o necessário para que ela "ocorra naturalmente". A COMPREENSÃO vem a nós quando tivermos feito o que nos cabe fazer. Quem quiser COMPREENDER um defeito ou seus defeitos deve seguir um procedimento seqüencial e natural, a saber:
=
1. AUTO-OBSERVAÇÃO
=
2. AUTO-ANÁLISE
=
3. CONTEMPLAÇÃO
=
O que é auto-observação? É um estado de ver a si mesmo, sem tensões mentais de nenhuma espécie. Da mesma forma como contemplamos uma paisagem maravilhosa, assim também devemos ver a nós mesmos durante o dia. Qual é a finalidade da auto-observação? É ver a si mesmo com um propósito bem definido, qual seja: conhecer a si mesmo, mapear a si mesmo. Esse "mapa de si mesmo", resultante da tarefa de "ver a si mesmo o tempo todo", torna-se, no estágio seguinte, o objeto de estudo principal do autoconhecimento.
=
O que é a auto-análise? - É o estudo criterioso e metódico do mapa ou dos mapas elaborados pela tarefa diária e permanente de auto-observação. Vale dizer: quem não se observa, quem não vê a si mesmo, jamais terá elementos para analisar ou para estudar, e, por conseguinte, jamais chegará à compreensão de coisa alguma, pelo fato de não ter sob sua vista, nenhum objeto específico de estudo. Por isso, o trabalho sobre si mesmo é um trabalho seqüenciado, organizado, lógico, simples e natural.
=
Quando nos auto-analisamos, é natural que comecemos fazendo análises puramente intelectuais, tipo: porque tenho ira, o que é a ira, como me sinto quando estou irado, de onde vem, porque apareceu a ira, quando ela nasceu, quando foi que a vi pela primeira vez, com quem ela veio acompanhada, etc. etc. Pois bem! A partir desse primeiro estágio analítico, aos poucos, mediante o pensamento concentrado nesse objeto de estudo, vamos aprofundando a busca dentro de nós mesmos. Relaxamos a mente, mas seguimos buscando dentro de nós, em níveis mais profundos, as respostas a essas e outras questões...
=
Dia após dia, nesse caso, focado ou concentrado nos elementos de ira, vamos aprofundando, atingindo níveis mais internos de nossa mente. Esse estado de mergulhar para nosso próprio interior é chamado de CONTEMPLAÇÃO. Contemplar é ver sem raciocinar, apenas concentrado, sem pensar, com mente relaxada, para que a CONSCIÊNCIA atue. Se tudo isso, dito até agora, for bem feito, e à medida que for sendo aperfeiçoado, e ainda sem buscar ou esperar nada, a COMPREENSÃO irromperá simples e naturalmente; sem que menos a gente espere, ocorrerá o famoso "clic" do "ah! Entendi!!"
Nunca esqueça: a COMPREENSÃO é o resultado natural de um trabalho diligente, concentrado e realizado sem pressa e sem tensões mentais de nenhuma espécie. Faça tua parte e a luz da compreensão alcançará todo o seu entendimento. Quando isso acontecer, terás compreendido o que estavas buscando.
=
Robson Pinheiro
Canal Shvoong

Editado Por Rilvan Stutz
Catedral Presbiteriana do Rio Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, obrigado e volte mais vezes...