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segunda-feira, agosto 18, 2008

VoIP DOMÉSTICO, SAIBA COMO TIRAR PROVEITO

INTERNET E TECNOLOGIA
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Saiba como utilizar o VoIP em seu ambiente doméstico e todos os equipamentos necessários para tirar proveito da tecnologia que está revolucionando as telecomunicações. Uma das grandes vantagens é a redução de custos.
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No século 21, o alô vem da internet e para quem acha que essa ferramenta está longe de ser alcançada em ambiente doméstico, se limitando às empresas está totalmente enganado. O VoIP – voz sobre protocolo de internet - já pode ser uma realidade na casa dos milhões de brasileiros que não agüentam mais o monopólio das grandes operadoras de telefonia.
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Em primeiro lugar a utilização da tecnologia pode representar uma redução de até um terço nas contas de telefone, porque utiliza para a transmissão da voz, a internet. Para ter um VoIP em casa é necessário acesso a internet banda larga, pois o principio é converter a voz das ligações em pacotes de dados para que possam trafegar pela internet juntamente com outros tipo de arquivos, por isso exige a qualidade e rapidez da banda larga.
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CONHEÇA AS OPÇÕES
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Softphones – PC para PC
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São softwares disponíveis na internet e que precisam ser baixados no computador, para falar é necessário ter um headset (telefone com microfone). Esse é um dos recursos mais comuns e que exige menos investimento. Como se fosse um telefone no computador, mas para que se estabeleça a comunicação é preciso que os dois usuários estejam on-line e utilizem o mesmo software.Alguns software que fazem isso: Skype, Idefisk, Xlite, Express talk, Xten, etc.
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Hardphone – De telefone IP para telefones convencionais
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Mas quem não quer depender do micro e, essa é grande vantagem do VoIP, pode estar utilizando um telefone IP. Esses aparelhos têm entrada para a rede de internet, basta conectá-lo à internet, ligar na energia e estar fazendo as configurações do VoIP.
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Para outro telefone VoIP a ligação sai a custo zero, mas para telefones convencionais é necessário contratar um provedor de serviços VoIP, comprando dessa forma créditos para as ligações. SkypeOut, TVA Voz e Vono (da GVT) já oferecem esse recurso. Só para comparar uma ligação para fora do país pode sair por R$ 0,25 o minuto, enquanto uma operadora de telefonia normal cobra até R$ 0,99 o minuto. O pc também pode fazer essas ligações através do software, para isso também é necessário comprar créditos de operadoras.
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Hardphone – Telefones Normais – atas
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Outra possibilidade para quem não quer comprar um telefone IP é adquirir um ATA (Analog Telephone Adaptor), o pequeno conversor é conectado ao telefone convencional e à rede, transformando em um telefone VoIP. Com isso o procedimento é o mesmo, ligações para outras linhas VoIP gratuitas, ou para telefones convencionais, se escolhe um provedor de saída, como descrito na opção acima.
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A principal vantagem desses aparelhos em relação ao softphone é a independência do computador. Para fazer e receber ligações pela rede IP, o micro não precisa estar ligado. Basta que o telefone IP, ou ATA, esteja conectado no modem de banda larga.Outra vantagem do ATA é que por ter um tamanho reduzido pode ser facilmente carregado, o usuário leva para qualquer lugar. Por exemplo, para quem costuma viajar com freqüência pode estar utilizando a rede dos hotéis, em sua maioria wireless, e ter um telefone VoIP móvel independente do local em que se encontra.
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Solução – Asterisk
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Uma outra possibilidade ainda é software Asterisk, uma solução opensource e free, que funciona como uma central telefônica digital e pode ser utilizada em ambientes domésticos também. A grande vantagem do Asterisk é que ele faz todo um gerenciamento dos ramais e da central telefônica proporcionando mais recursos e facilidades na sua administração.Ele pode fazer, por exemplo: Gravação de conversas, Atendimento programado, Secretária eletrônica, Programas de tarifação, Grupos e ramais, Voice mail, Trabalha em conjunto com softphones, hardphones, ATA’s e Box, Segurança e controle total de ligações, Além de integrar PABXs.
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O Asterisk pode ser usado como solução de central telefônica para pequenas e médias empresas, já que funciona como um gerenciador. Outra vantagem é que por ser opensource, pode ser adaptado conforme a necessidade de cada situação, integrando todas as possibilidades de telefones IP’s existentes.A saída das ligações para telefones convencionais funciona da mesma maneira como nas opções anteriores, tendo que se escolher uma operadora para isso. Sempre com a vantagem de tarifas altamente reduzidas.
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O VoIP é uma tecnologia que está revolucionando o mundo das telecomunicações apresentando vantagens que muitos usuários jamais imaginavam, como a alta redução nas tarifas telefônicas. Além da infinidade de recursos que soluções como o Asterisk apresentam.
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Rilvan Stutz
FONTE SHVOONG

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